Coord. Tais Ciboto
Professores Convidados: Dra. Ana Luiza Navas; Dra. Maria TEreza Mazzorra; DR. Cido Soares; Dra. Thais Barbosa; Mestre Débora Alves; Dra. Monique Cardoso
Conteúdo
- Como aprendemos a ler e escrever: bases neuroanatômicas e neurofuncionais
*Neuroaprendizagem: conceitos atuais
* O cérebro e a linguagem escrita
- Relações entre linguagem oral e escrita: desenvolvimento das habilidades metafonológicas e suas implicações para a aprendizagem
* Desenvolvimento típico das habilidades metafonológicas e da linguagem escrita
* Instrumentos de avaliação das habilidades metafonológicas (consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória fonológica)
- Fundamentos linguísticos da aquisição da linguagem escrita e alfabetização
* Fundamentos linguísticos da aquisição da leitura e da escrita
* Principais métodos e concepções de alfabetização utilizados atualmente
- Dificuldades e transtornos de aprendizagem: semelhanças, diferenças e critérios diagnósticos atuais
* Dificuldades e transtornos de aprendizagem: semelhanças e diferenças
*Transtornos de aprendizagem de leitura e escrita: critérios diagnósticos atuais
- Avaliação da linguagem escrita I: dados essenciais da anamnese, recursos padronizados e não padronizados
*Parâmetros importantes na avaliação da linguagem escrita e dados essenciais da anamnese
*Recursos padronizados e não padronizados de avaliação
- Avaliação da linguagem escrita II: análise dos dados obtidos, raciocínio diagnóstico, descrição dos achados no relatório de avaliação e estudo de casos
* Análise dos dados obtidos na avaliação, raciocínio diagnóstico, descrição dos achados no relatório de avaliação
*Estudo de casos
- Intervenção fonoaudiológica nas habilidades metafonológicas e auditivas
* Intervenção fonoaudiológica em consciência fonológica e habilidades auditivas
* Intervenção fonoaudiológica em nomeação automática rápida e memória de trabalho fonológica
-Intervenção fonoaudiológica nas habilidades de leitura: decodificação, fluência e compreensão
* Intervenção fonoaudiológica em decodificação e fluência de leitura
* Intervenção fonoaudiológica em compreensão de leitura
- Intervenção fonoaudiológica nas habilidades de escrita: grafia, ortografia e produção de texto
*Intervenção fonoaudiológica em grafia e ortografia
*Intervenção fonoaudiológica em produção de texto
- Orientação familiar e escolar frente aos transtornos de aprendizagem de leitura e escrita
*Orientação familiar frente aos transtornos de aprendizagem de leitura e escrita
* Orientação escolar frente aos transtornos de aprendizagem de leitura e escrita
FORMAS DE PAGAMENTO
Desconto para pagamento via deposito - DOC - Transferência - R$2050,00
Parcelamento no boleto: 3x R$715,00 ou 5x R$440,00 ou 8x R$290,00
R$2.145,00 para pagamento no Cartão via Pagseguro - a vista ou parcelado em até 12x