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CAPACITAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA INFANTIL: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

Carga:  40 horas
Valor:  R$ 1.040,00
Previsão de início - 05 de Agosto de 2021, Das 14:00 as 17:00 horas (Horário de Brasília) - quinta-feira
Ministrante(s):
Alana Xavier Batista
Público-alvo: Psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e estudantes fonoaudiologia e psicologia.   
Objetivos: O curso é direcionado a profissionais de saúde que buscam entender o processo de avaliação neuropsicológica infantil e aprimorar sua avaliação clínica. Serão abordados aspectos teóricos e técnicos da neuropsicologia infantil com o fim de estimular o raciocínio clínico dos profissionais de saúde. Também serão apresentados o perfil neuropsicológico e comportamental dos transtornos do neurodesenvolvimento e suas respectivas intervenções terapêuticas.
Observação: Instrumentos de uso restrito a psicólogos não serão ensinados no curso.
MÓDULOS
I – Bases teóricas da Neuropsicologia Infantil  
O módulo abordará aspectos teóricos e clínicos da neuropsicologia infantil. Objetivos da avaliação neuropsicológica infantil em pré-escolares e escolares. Noções de psicometria e avaliação da inteligência. Definição da atividade prática no último módulo.
II - Desenvolvimento das funções neuropsicológicas
 O módulo abordará o neurodesenvolvimento e a conceituação teórica e avaliação das funções neuropsicológicas da Atenção, Memória, Linguagem, Visuopercepção e Visuoconstrução e das Funções Executivas.
III- Avaliação Neuropsicológica Infantil
 O modulo abordará a estrutura da anamnese neuropsicológica infantil, observação do comportamento em tarefa e estrutura da avaliação. Avaliação neuropsicológica qualitativa versus avaliação neuropsicológica quantitativa. Como complementar a avaliação utilizando Instrumentos não restritos. Treino de instrumentos e tarefas não qualitativas.
IV- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
 O módulo abordará a conceituação e referencial teórico do TDAH. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Indicadores precoces do TDAH em pré-escolares. Perfil clínico e neuropsicológico. Quais instrumentos e escalas comportamentais não restritas eu posso utilizar para complementar o protocolo de avaliação. Como é feita a intervenção.
V- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Transtorno do espectro Autista (TEA)
Conceituação e referencial teórico. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Sinais precoces associados ao Tea. Perfil clínico e neuropsicológico. Instrumentos de avaliação e intervenção. Instrumentos e escalas comportamentais não restritas que podem ser utilizadas para complementar a avaliação. Como é feita a intervenção.
VI- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Atraso Global do Desenvolvimento e Deficiência intelectual.
Conceituação e referencial teórico. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Perfil clínico e neuropsicológico. Instrumentos de avaliação e intervenção. Instrumentos e escalas comportamentais não restritas que podem ser utilizadas para complementar a avaliação. Como é feita a intervenção.
VII- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Dislexia
 conceituação e referencial teórico. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Indicadores de risco em pré-escolares. Perfil clínico e neuropsicológico. Instrumentos e escalas comportamentais não restritas que podem ser utilizadas para complementar a avaliação. Como é feita a intervenção.
VIII- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Discalculia do desenvolvimento
Conceituação e referencial teórico. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Perfil clínico e neuropsicológico. Instrumentos e escalas comportamentais não restritas que podem ser utilizadas para complementar a avaliação. Como é feita a intervenção.
IX- Avaliação neuropsicológica e intervenção no Transtorno Não Verbal de Aprendizagem (TANV)*
Conceituação e referencial teórico. Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e comorbidades. Perfil clínico e neuropsicológico. Instrumentos e escalas comportamentais não restritas que podem ser utilizadas para complementar a avaliação. Como é feita a intervenção.
*O módulo é facultativo à quantidade de casos clínicos trazidos pelos alunos. Será priorizado a atividade prática.
X – Atividade Prática: Discussão dos casos clínicos trazidos pelos alunos.
 
 
 
Valor: R$1040,00
No cartão de crédito em até 12x
No boleto parcelado: 3x R$ 375,00 ou 5xR$240,00- solicite a ficha de autorização de parcelamento
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