Capacitar os participantes a compreender a interface entre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a linguagem, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos para a implementação de estratégias de comunicação eficazes e inclusivas.
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Caracterização e fundamentação teórica da CAA e TEA.
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Compreender as características da linguagem no Autismo, refletindo sobre as barreiras enfrentadas por essa comunicação.
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Discutir os procedimentos de avaliação de linguagem e estratégias terapêuticas na ausência de oralidade utilizando a CAA
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Explorar a conexão entre dificuldades de comunicação e os desafios comportamentais no TEA
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Apresentar e discutir diferentes sistemas, metodologias, recursos de CAA e suas implicações na clínica fonoaudiológica.
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Discutir a importância da adesão da família e de diferentes parceiros de comunicação em diversos contextos, oferecendo estratégias práticas.
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Apresentar e discutir estudos de caso e exemplos na utilização da CAA por pessoas com TEA.
Conteúdo:
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O que é CAA: definições, princípios e objetivos.
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Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista: critérios diagnósticos e características principais.
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As particularidades da comunicação em indivíduos com TEA (comunicação verbal e não verbal) e sua importância para seu desenvolvimento e a inclusão.
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Visão geral dos diferentes sistemas de CAA de baixa, média e alta tecnologia, quais são e como implementá-los?
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Benefícios da CAA para pessoas com dificuldades de comunicação
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A relação entre as dificuldades de comunicação e os desafios sensoriais e comportamentais no TEA.
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Porque a CAA é uma ferramenta essencial para pessoas com TEA?
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Benefícios específicos da CAA para indivíduos com TEA: redução da frustração, aumento da autonomia, melhora da interação social.
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Considerações importantes na escolha e implementação da CAA para pessoas com TEA.
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Avaliação fonoaudiológica com a CAA nas habilidades comunicativas e necessidades individuais no contexto do TEA.
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Adaptação e personalização de recursos de CAA para atender às necessidades específicas de indivíduos com TEA
Estratégias para modelar o uso da CAA em diferentes contextos.
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A importância do vocabulário essencial e da expansão da linguagem através da CAA.
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Como envolver a família e outros profissionais no processo de implementação e refletir sobre as possíveis barreiras.
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A comunicação não verbal no TEA: uso e compreensão de gestos, expressões faciais e linguagem corporal.
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A CAA como Suporte para o Desenvolvimento da Linguagem: como ponte para a comunicação, como apoio para a compreensão, antecipação e para reduzir a frustração e os comportamentos desafiadores.
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O uso de representações visuais para questões específicas como inversão pronominal, linguagem literal, interesses restritos.
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Ideias para elaboração de recursos e apoios visuais (roteiros, rotinas, histórias sociais, organização de ideias para ajudar nas habilidades de conversação e interação social), considerando a autonomia do dizer e necessidades oferecendo possibilidades e oportunidades.