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CAA e TEA em uma perspectiva de Linguagem

Carga:  12 horas
Valor:  R$ 310,00
11 e 12 de Julho de 2025, Das 19:00 as 22:00 horas e das 9:00 as 16:00 horas (sexta e sábado)
Ministrante(s):
Luciana Wolff

Capacitar os participantes a compreender a interface entre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a linguagem, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos para a implementação de estratégias de comunicação eficazes e inclusivas.
 
  • Caracterização e fundamentação teórica da CAA e TEA.
  • Compreender as características da linguagem no Autismo, refletindo sobre as barreiras enfrentadas por essa comunicação.
  • Discutir os procedimentos de avaliação de linguagem e estratégias terapêuticas na ausência de oralidade utilizando a CAA
  • Explorar a conexão entre dificuldades de comunicação e os desafios comportamentais no TEA
  • Apresentar e discutir diferentes sistemas, metodologias, recursos de CAA e suas implicações na clínica fonoaudiológica.
  • Discutir a importância da adesão da família e de diferentes parceiros de comunicação em diversos contextos, oferecendo estratégias práticas.
  • Apresentar e discutir estudos de caso e exemplos na utilização da CAA por pessoas com TEA.
 
Conteúdo:
  • O que é CAA: definições, princípios e objetivos.
  • Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista: critérios diagnósticos e características principais.
  • As particularidades da comunicação em indivíduos com TEA (comunicação verbal e não verbal) e sua importância para seu desenvolvimento e a inclusão.
  • Visão geral dos diferentes sistemas de CAA  de baixa, média e alta tecnologia, quais são e como implementá-los?
  • Benefícios da CAA para pessoas com dificuldades de comunicação
  • A relação entre as dificuldades de comunicação e os desafios sensoriais e comportamentais no TEA.
  • Porque a CAA é uma ferramenta essencial para pessoas com TEA?
  • Benefícios específicos da CAA para indivíduos com TEA: redução da frustração, aumento da autonomia, melhora da interação social.
  • Considerações importantes na escolha e implementação da CAA para pessoas com TEA.
  • Avaliação fonoaudiológica com a CAA nas habilidades comunicativas e necessidades individuais no contexto do TEA.
  • Adaptação e personalização de recursos de CAA para atender às necessidades específicas de indivíduos com TEA
 Estratégias para modelar o uso da CAA em diferentes contextos.
  • A importância do vocabulário essencial e da expansão da linguagem através da CAA.
  • Como envolver a família e outros profissionais no processo de implementação e refletir sobre as possíveis barreiras.
  • A comunicação não verbal no TEA: uso e compreensão de gestos, expressões faciais e linguagem corporal.
  • A CAA como Suporte para o Desenvolvimento da Linguagem:  como ponte para a comunicação, como apoio para a compreensão, antecipação e para reduzir a frustração e os comportamentos desafiadores.
  • O uso de representações visuais para questões específicas como inversão pronominal, linguagem literal, interesses restritos.
  • Ideias para elaboração de recursos e apoios visuais (roteiros, rotinas, histórias sociais, organização de ideias para ajudar nas habilidades de conversação e interação social), considerando a autonomia do dizer e necessidades oferecendo possibilidades e oportunidades.
 

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