Subsidiar o trabalho do fonoaudiólogo na relação com a escola, a partir do conhecimento sobre a Educação e seus desafios na contemporaneidade.
Conhecer as diretrizes legais que orientam o trabalho pedagógico referente às práticas de linguagem, bem como as estruturas de políticas públicas que sustentam iniciativas de formação de leitores no país;
Compreender a atuação do fonoaudiólogo educacional para além do olhar clínico e individual, compreendendo a escola como lócus de reflexão, articulação e transformação de práticas de linguagem.
Compartilhar práticas colaborativas com vistas à promoção da linguagem no espaço escolar.
Conteúdo:
Educação e interfaces com a Fonoaudiologia: conhecer para atuar
-Contexto histórico: por que a atuação do fonoaudiólogo na educação ainda é pautada pelo viés clínico?
-Diretrizes de atuação: como a fonoaudiologia pode contribuir efetivamente para o enfrentamento dos principais desafios da Educação Brasileira?
Fonoaudiologia Educacional: estratégias para atuação
-Alfabetização x Letramento
-Campos de experiência e competências da BNCC e a relação com a linguagem oral e escrita
-Contribuições da Fonoaudiologia para a prática do professor: algumas experiências.
O trabalho da Fonoaudiologia com as políticas públicas no campo da leitura
- Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)
- Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB)
- Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Praticas colaborativas de atuação
- O trabalho com a leitura e o desenvolvimento da linguagem numa perspectiva decolonial
-Perspectiva enunciativo-discursivas na abordagem
-Acervo, espaço e mediação