Apresentação
Após movimentos mundiais e nacionais para valorização da diferença, a escola enfrenta grandes desafios para implantar a concepção na perspectiva inclusiva. Este curso oferecerá um breve histórico sobre a pessoa com deficiência no ambiente escolar, a concepção da perspectiva inclusiva, o conceito de adaptação escolar, diferenciação curricular e currículo funcional. Frente a este cenário iremos discutir o papel do educador, dos profissionais da saúde (médico, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo) frente a estes procedimentos educacionais.
Objetivos
• Conhecer os paradigmas e as legislações relativas à inclusão escolar;
• Compreender as adequações curriculares permitidas para o trabalho dos estudantes com deficiências, transtornos e altas habilidades
• Diferenciar as ações desempenhadas pelo professor, gestão escolar;
• Entender trabalho do fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e médico, visando à inclusão escolar
Conteúdo programático:
Temática Dia
1 Breve percurso das pessoas com deficiências, transtornos e altas habilidades no ambiente escolar
Perspectiva inclusiva: como iniciar?
Possibilidades curriculares: Adaptação curricular / Diferenciação curricular / Currículo funcional
Procedimentos do professor e gestão escolar
Papel dos especialistas de saúde frente as possibilidades curriculares